3 técnicas de organizar suas tarefas

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Silmara Silva
em julho 14, 2022

A organização eficiente das tarefas é muitas vezes o primeiro obstáculo de quem quer se tornar mais produtivo. Afinal de contas, como otimizar a gestão do tempo, quando parece impossível determinar o que precisa de ser feito primeiro, não é mesmo?

Mas, se você estiver passando por esta dificuldade ou simplesmente deseje aprimorar ainda mais sua rotina diária, não se preocupe.

Você está no lugar certo!

Neste artigo te ensinaremos 3 técnicas de organização de suas tarefas.

Após esta leitura, com certeza será mais fácil a você priorizar as certas para realizar tudo o que desejar a cada dia!

1. Menor tempo

Esta técnica é muito simples e se resume basicamente ao que define seu nome: priorizar o que levar menos tempo.

Ela é ideal naqueles momentos em que se veja perdido(a) no que parecer um mar de tarefas grandes e pequenas.

Anote tudo o que você precisar de fazer e comece realizando primeiro o que for mais rápido.

 Pode ser responder um e-mail, tirar a lixeira do banheiro, enviar uma solicitação, etc…

Isso vai te ajudar a eliminar rapidamente muitos itens da sua lista. Assim reduzirá sua carga mental e você ganhará eficiência.

Esta técnica é muito eficiente para diminuir a sensação paralisante que ocorre quando temos muito a fazer.

2. Agrupamento de tarefas

Você tem muitas tarefas que parecem se dividir em grupos?

Por exemplo, escrever semanas de conteúdo para vários clientes diferentes ou responder e-mails e elaborar orçamentos, etc.

Com esta técnica, você vai agrupar tarefas semelhantes.

Isso vai te ajudar, porque o tempo de pausa entre uma demanda e outra reduzirá, diminuindo assim a fricção.

Imagine que você esteja redigindo propostas, mas também precise de elaborar análises de desempenho.

Leva um tempo para seu cérebro transitar de um tipo de tarefa para a outro, o que reduz sua eficiência, dificulta a finalização das suas demandas, aumentando a chance de que procrastine e perca prazos.

Por isso, categorize tarefas que exijam esforços semelhantes para, aproveitando do aquecimento do seu cérebro, realizar mais em menos tempo.

https://rumble.com/v13nuk0-estratgias-de-gerenciamento-de-tempo-parte-1.html

3. Matriz de Eisenhower

Esta é uma técnica excelente para definir suas prioridades com clareza.

Já passamos por ela noutra oportunidade, mas, aqui nos preparamos melhor para o próximo conteúdo.

Para executá-la, você deve desenhar um diagrama, dividido em 4 quadrantes:

• Coluna 1: Importante

• Coluna 2: Não importante

• Linha 1: Urgente

• Linha 2: Não urgente

Assim, você obterá 4 categorias de tarefas:

• Importante e urgente (prioridade máxima): Tarefas que não podem ser eliminadas com um prazo se aproximando do fim.

 Ex: Entrega de um relatório hoje ou amanhã.

• Importante e não urgente (prioridade média): Tarefas que não podem ser eliminadas, mas, não estão próximas do prazo final.

Planeje sua execução para não procrastinar e levar a atividade a ser importante e urgente. Exemplo: trabalho que precise de ser entregue daqui a uma semana ou o treino na academia.

• Não importante e urgente (prioridade média a baixa): Tarefas com um prazo que não necessariamente precisem de ser feitas por você.

 Exemplo: Marcar uma consulta, dar um telefonema.

• Não importante e não urgente (prioridade baixa): Eliminar ou planejar cuidadosamente quando fizer esta atividade.

Exemplo: maratonar uma série.

Seguindo este método de organização de tarefas, você nunca mais vai se perder nas suas responsabilidades!

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